sábado, setembro 22, 2007

Blackfoot

Hospedagem e Montagem: Fireball


O Blackfoot foi formado em 1969 em Jacksonville, Flórida, EUA, por Rickey Medlocke (bateria e vocal), Charlie Hargrett (guitarra), Greg T. Walker (baixo). O nome escolhido para a banda é uma referência a uma tribo de índios Sioux da qual Medlocke seria descendente.
Em 1971, Rickey Medlocke e Greg T. Walker vão para o Lynyrd Skynyrd, determinando o fim do Blackfoot. Os dois participaram de algumas gravações no Lynyrd que só seriam lançadas em 1978 no álbum "Skynyrd's First- The Complete Muscle Shoals".
Porém, tanto Medlocke quanto Walker não ficaram no Lynyrd Skynyrd e, em 1972, o Blackfoot voltou às atividades. Medlocke abandonou a bateria, assumindo guitarra e vocais, Greg T. Walker ficou com o baixo, Charlie Hargrett com a outra guitarra e Jackson Spires pegou as baquetas.


O álbum de estréia do Blackfoot foi "No Reservations" em 1975. Esse disco não obteve boas vendagens, mas trouxe grandes músicas de southern rock como "Indian World", "Railroad Man" e "I Stand Alone".
Em 1976 saiu o segundo álbum, "Flyin' High", que, assim como o primeiro, não teve grande repercussão. Isso acabou levando a gravadora a demitir a banda, gerando uma crise que quase culminou com o fim do Blackfoot.
Por sorte, conseguiram um contrato com a ATCO Records e seguiram em frente.
Em 1979, com seu terceiro álbum, "Strikes", finalmente o Blackfoot atingiu algum sucesso comercial, chegando a excursionar com o The Who pelos EUA. Esse disco traz "Highway Song", um clássico do southern rock, além de uma versão de "Wishing Well" do Free.


Em 1980 foi lançado "Tomcattin'" e, em 1981, "Marauder". Seguiu-se uma turnê pela Europa abrindo shows para Iron Maiden, AC/DC e Scorpions. Dessa excursão surge o álbum ao vivo "Highway Songs Live", lançado em 1982.
Em 1983 resolvem acrescentar um tecladista e quem preenche o cargo é niguém menos que Ken Hensley, ex- Uriah Heep.
Essa formação lança o álbum "Siogo" em 1983. Porém, a mudança de estilo ocasionada pela entrada de Hensley mais a pressão dos executivos da gravadora para a banda adotar um visual e sonoridade mais modernos acabou gerando a sáida de Hargrett, Spires, Walker e o próprio Hensley.


Sozinho, Rickey Medlocke ainda lançou 3 álbuns como Rickey Medlocke & Blackfoot, um auto-intitulado (1987), "Medicine Man" (1990) e "After The Reign" (1994). Depois disso foi convidado para voltar ao Lynyrd Skynyrd como guitarrista, onde permanece até hoje.
Em 2001 cogitou-se uma volta da formação clássica do Blackfoot, mas a idéia não vingou, principalmente com a morte do baterista Jackson Spires.
Atualmente, Greg T. Walker e Charlie Hargrett remontaram o Blackfoot e excursionam pelos EUA. Porém, sem o lançamento de material inédito e sem a figura central de Rickey Medlocke, a banda é uma sombra de seu passado.


No Reservations



Flyin' High



Strikes



Tomcattin'



After The Reign




11 comentários:

Anônimo disse...

Fireball, muito legal este post do Blackfoot. Eles tem a pegada legal. O album medicine man é coisa de primeira, pra mostrar pra esta moçada jovem que os "vovôs" tb fazem boa música. Parabéns pelo Post

Anônimo disse...

Excelente post fireball, os Blackfoot são dos melhores representantes do "Southern Rock" que eu tanto gosto.

Anônimo disse...

Há muito não escutava esse som. Eu tinha uma fita K-7 original importada do Strikes que estragou de tanto que eu ouvia. Ainda tenho o vinil do da "águia", só não tenho como escutar...
Valeu.
Sds

Tattoo

Anônimo disse...

Cá estou eu passeando pelo Southern Rock novamente (um dos meu s estilos favoritos) e acho Blackfoot uma banda injustiçada pela maioria dos rockeiros. É muito boa...

Anônimo disse...

TÔ contigo!!! Isso aí!!
Agora vou ser o chato da vez!!! rsrsr
Coloca se possivel a coleção do NAZARETH!!!

Valeu e vamos em frente

Xanha disse...

Mermão... nem lembrava da existência dessa banda... Boa lembrança!!! Parabens pelo blog!

Anônimo disse...

kra, gostei mto do som, mto msm. Se me desculpa, mas eu peguei um link e coloquei em uns foruns fo orkut para se alguem mais quer conhecer. Claro, coloquei seus legitimos creditos, mas se vc nao gostou da ideia, eu apagou os topicos e td certo.

hehehehe

abraços

Fireball disse...

Anônimo [(o outro) - porquê vcs não assinam ??)]

Link na internet não tem dono!

A partir do momento que disponibilizo, tenho consciência que eles podem ser pegos e colocados em outros blogs.

Não ligo se pegarem; acho até legal se me dão os créditos, mas também não esquento mais se não derem.

Pode ficar tranqüilo...

Abraços

Fino disse...

pronto, desculpe o anonimo, eh q ainda nao tinha conta no blogger, agora fiz uma para poder comentar os blogs.

Abraços

Unknown disse...

cara muito legal seu blog, to viajando legal nele, e o som do blackfoot é demais, uma pegada legal, muito bom pra ouvir em casa e principalmente no carro viajando como eu faço, e com o som no ultimo!!!!!!, valeu

Edson d'Aquino disse...

Grande post, Fireball.
Depois do Lynyrd Skynyrd -os Irmãos Todo Homem não valem, sõ hors-concours- é a banda do gênero que mais admiro. Não à toa o Rick Medlocke hoje toca no LS.
Logo no início do G&B, nem sei se os links estão vivos, postei uma compilação tripla do Blackfoot e teve excelente reposta. É overdose de rock na veia!
Valeu!
Edson d'Aquino